quarta-feira, 23 de abril de 2008

Modernidade e moda

O mundo fashion é um universo paralelo perfeitamente compreensível para os iniciados nos seus códigos permanentes ou mutantes. No entanto, para os que não pertencem ao meio, marinheiros de primeira viagem ou meros iniciantes na tentativa de se familiarizar com os conteúdos abrangentes da área, as dificuldades logo se apresentam.
Para começar hoje, a moda está presente em tudo: na atitude, nos acessórios e na roupa, mas também na comida, nos destinos de viagens, no design do espaço, na escolha dos restaurantes ou casas noturnas, no som ambiente, no próprio local e no formato dos eventos, lançamentos ou mesmo comemorações sociais ou empresariais.
A roupa do fashion people não obedece a regras palpáveis. Veste-se o que esteja de acordo com o estilo de quem a carrega, mas geralmente com itens da estação. Aí as tribos se manifestam. Só é proibido ser acadêmico, passar a impressão de que se produziu muito e combinou coisa com coisa, formalizando o look.
A roupa em si até adquire menos importância, mas os acessórios como óculos, bolsas e sapatos dizem muito sobre o senso de atualização do usuário. E a coisa começa na silhueta, no jogo das composições e termina nos detalhes. E ainda no corte do cabelo e no make. Regras já não existem mais e informação é tudo. O segredo está em personalizar seu look de acordo com seu gosto e preferências, abraçando aquilo que as tendências trazem para lhe favorecer.
Desconfie de quem diz que moda não é para ser seguida. Que renega o valor do termo e sua influência. É necessário um mínimo de humildade,_embora isso possa parecer absurdo_ , para admitir sim que a moda rege nossas vidas, ou pelo menos o nosso estilo de vida inexoravelmente para o bem ou para o mal.
Titita Motta
(Maio 2007 )

Nenhum comentário: